Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

##common.pageHeaderLogo.altText##

Sobre a Revista

Foco e Escopo

PERCEPTA - Revista de Cognição Musical é um periódico eletrônico lançado em 2012 e tem como missão fomentar a produção e promover a difusão de conhecimento científico no âmbito da cognição em artes musicais, além de estimular o diálogo com áreas afins.

A revista PERCEPTA comprometida, com a divulgação de resultados de pesquisa na área de cognição das artes musicais, publica artigos científicos originais ou traduções de artigos científicos que refletem o estado atual de conhecimento da área. Atende a um perfil diversificado de leitores atuantes em áreas como a teoria da música, a musicologia, os processos criativos em música, a educação musical, a psicologia cognitiva, a neurociência cognitiva, a musicoterapia, a linguística, a filosofia e os estudos culturais em geral.

Política de Avaliação por Pares

PERCEPTA é um periódico arbitrado e recebe artigos em português, inglês e espanhol (eventualmente em outro idioma). Seu Conselho Editorial, bem como seus eventuais pareceristas ad-hoc, recebem e avaliam continuamente os trabalhos submetidos para publicação, em processo de avaliação cega, garantido pelo sistema em que está implantada (PKP Open Journal Systems).

Os artigos submetidos à PERCEPTA passam por uma avaliação inicial da editoria e do conselho editorial, a fim de averiguar a possível ocorrência de plágio, a pertinência temática com o foco e o escopo da Revista e também identificar a qual subárea se inscrevem.

Numa segunda etapa, cada artigo aceito para avaliação é então encaminhado a dois pesquisadores reconhecidos como especialistas no domínio de conhecimento em questão, para a emissão de parecer conclusivo que poderá recomendar o aceite (com ou sem sugestões de alterações) ou a recusa do trabalho. Caso haja algum tipo de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador.

A partir do aviso de recebimento do trabalho submetido, a editoria da Revista se compromete a comunicar ao autor o resultado da avaliação no prazo de 30 a 60 dias.

Para dar início ao processo de submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema online da Revista (formulário eletrônico encontrado em “Cadastro”, no menu superior do website) e fazer login para acessar a “Página do Usuário” a partir da qual os autores podem acompanhar o processo editorial em curso. Os textos submetidos devem atender às normas descritas na seção “Diretrizes para Autores” (menu “Sobre”).

Periodicidade

A revista PERCEPTA recebe contribuições do Brasil e do exterior em fluxo contínuo e é publicada em um volume anual com duas edições (números 1 e 2) cujos meses de referência são dezembro e junho.

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre e integral ao seu conteúdo adotando a licença Creative Commons (CC BY), visando disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público contribuindo com a democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra qualquer valor para submissão ou publicação.

Política de Ética de Publicação

A equipe editorial trabalha constantemente para melhorar a qualidade e aplicar as melhores práticas éticas em todo o processo editorial, adotando as 10 Práticas Fundamentais (2017) estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE), bem como o Código de Conduta e as diretrizes de melhores práticas para editores de periódicos (COPE 2011).

Incentivamos os Autores, Leitores e Revisores a informar a equipe editorial sobre qualquer má conduta ou problemas éticos por meio dos canais de comunicação oficiais da revista, para que possam ser investigados e as medidas necessárias sejam tomadas pelos procedimentos sugeridos pelos fluxogramas do COPE.

Soluções para Conflito de Interesses

Os procedimentos relacionados à produção científica, envolvendo desde as etapas de financiamento ou patrocínio até as fases de avaliação por pares, editoração e publicação de artigos, podem acarretar em diversos conflitos de interesse.

A revista PERCEPTA encoraja que autores detalhem em documentos suplementares os financiamentos, patrocínios e agradecimentos a partir dos quais a equipe editorial pode avaliar e antecipar possíveis conflitos de interesse.

A equipe editorial também é responsável em evitar demais conflitos de interesse ao indicar os pareceristas ad-hoc e incentiva que esses informem aos editores caso encontrem qualquer indício de conflitos para que sua substituição seja realizada.

Preservação de conteúdo

A revista utiliza o sistema PKP Preservation Networks (PKP PN) para o arquivamento e preservação de seu conteúdo. Clique aqui para informações.

Pareceristas ad-hoc - Volumes de 2023

Brasil

Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira - UFMS - Brasil
Ana Luisa Fridman - USP - Brasil
Any Raquel Carvalho - UFRGS - Brasil
Arthur Faraco - USP - Brasil
Arthur Rinaldi - UFSM - Brasil
Brasilena Gottschall Pinto Trindade - UFMA - Brasil
Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves - PUCPR - Brasil
Claudia Zanini - UFG - Brasil
Cléo Monteiro Correia - UNIFESP - Brasil
Cristina Rolim Wolffenbüttel - UERGS - Brasil
Daniel Junqueira Tarquinio - UnB - Brasil
Fernando Gualda - UFRGS - Brasil
Frederico Pedrosa - UFMG - Brasil
Graziela Bortz - UNESP - Brasil
José Davison Júnior - IFPE - Brasil
Luciana Fernandes Hamond - UFMT - Brasil
Maíra dos Santos Jaber - UFRJ - Brasil
Marcos José Cruz Mesquita - UNESP - Brasil
Maria Beatriz Licursi Conceição - UFRJ - Brasil
Maria Luiza Santos Barbosa - UFS - Brasil
Mariana Moga - UFABC - Brasil
Marisa Fonterrada - UNESP - Brasil
Nayana Di Giuseppe Germano - UFSM - Brasil
Rafael Ferronato - UFPR - Brasil
Regina Antunes Teixeira dos Santos - UFRGS - Brasil
Regina Marcia Simão Santos - UNIRIO - Brasil
Roseane Yampolschi DeArtes – UFPR - Brasil
Sonia Ray  - UFG - Brasil
Sonia Regina Albano de Lima - UNESP - Brasil

Internacionais

Favio Shifres - Universidad Nacional de La Plata - Argentina
Isabel Cecilia Martinez - Universidad Nacional de La Plata - Argentina
Javier Damesón - Universidad Nacional de La Plata - Argentina
Leandro Taveira Soares - Escola Superior d'Estudis Musicals, Barcelona, Espanha
Luciane Cardassi - Pesquisadora independente - Banff - Canadá
Margarita Lorenzo de Reizabal - Centro Superior de Música del País Vasco-MUSIKENE - Espanha
María Inés Burcet - Universidad Nacional de La Plata - Argentina
Mauricio Martínez - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Argentina
Mirian Tuñez - Universidad Nacional de La Plata - Argentia
Verónika Diaz Abrahan - Universidad Nacional de Cordoba - Argentina